
Minas Gerais concentra a maior área irrigada por pivôs centrais do Brasil, com cerca de 500 mil hectares, representando um terço de toda a área irrigada no país. Nessa região, Paracatu se destaca com a maior área irrigada do país, com mais de 81.630,2 hectares, seguido por Unaí, com 77.389,0 hectares. Isso faz do Noroeste de Minas um verdadeiro modelo de eficiência agrícola e ambiental.
A expansão da irrigação no Noroeste de Minas, liderada por municípios como Paracatu e Unaí, é um exemplo claro de que a agricultura brasileira está se adaptando às exigências do mercado global, sem perder de vista a necessidade de conservar o meio ambiente.
Ao investir em tecnologia, gestão e inovação, a região está não só produzindo mais em menos hectares, como também garantindo que essa produção seja sustentável e respeitosa com as áreas de preservação, reduzindo a dependência do clima e contribuindo para a conservação dos recursos naturais, garantindo, portanto, a sustentabilidade das futuras gerações.
A Lei Estadual nº 24.931, de 25 de julho de 2024, instituiu a política Estadual de agricultura irrigada sustentável e dispõe sobre a outorga coletiva de direito de uso dos recursos hídricos.
FONTES, Leia mais em:
https://forbes.com.br/forbesagro/2024/10/forbes-mulheragroagricultura-irrigada-promove-maior-produtividade-e-sustentabilidade-no-noroeste-de-minas-gerais/
https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/24931/2024/